GRADUAÇÃO DE MOLDES

GRADUAÇÃO DE MOLDES

Oi meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje estive pensando em falar com vocês sobre GRADUAÇÃO DE MOLDES.

Na indústria da confecção é algo utilizado em praticamente todos os moldes. Mas não é algo usado por costureiras, por isto não é muito conhecido no mundo das costuras. Mesmo assim, saber graduar é algo super importante na profissão de modelista de roupas. Desta forma, todo curso de modelagem industrial deve ter aulas de graduação.

Existem vários métodos para graduar, cada um com seus valores. Mas, geralmente, seguem uma linha de graduação mais ou menos parecida. Na graduação que eu uso alguns valores são parecidos com outros métodos, como, por exemplo, a largura, diferença na altura do corpo, etc. Mas outros foram criados por mim, para melhor aproveitamento da tabela de medidas.

GRADUAÇÃO DE MOLDES
Graduação ou gradação? (Imagem: Shutterstock)

Hoje em dia as roupas plus size se popularizaram mas, até há alguns anos atrás, era extremamente difícil encontrar roupas bonitas em tamanhos grandes. Não  obstante, mesmo com a popularização destas roupas, ainda vejo muitos erros tanto na confecção das peças quanto na graduação de moldes plus.

O que quero explicar aqui é que, uma roupa confeccionada num manequim 38, 40, 42, não pode ser graduada até um tamanho plus size (50, por exemplo), como já vi muitas confecções fazendo. Isto porque o volume dos seios, da barriga e traseiro aumentam muito conforme a pessoa engorda, então é impossível uma roupa feita num manequim pequeno vestir bem num manequim grande somente através da graduação. O ideal é confeccionar outra peça num manequim 48, 50, 54 (tamanho plus) e graduar o tamanho plus size separado da graduação da modinha. Isto para que todas as peças da coleção vendam e os clientes fiquem satisfeitos com a compra. Não é raro encontrar roupas grandes apertadas na cintura. Isto se deve ao fato de terem sido graduados a partir de números pequenos, de manequins que tinham o corpo mais reto e não com formas arredondadas, como os manequins plus size.

GRADUAÇÃO DE MOLDESNo nosso canal do youtube temos uma playlist completa de aulas de graduação.

No meu método de modelagem existem duas maneiras de graduar a moda feminino adulto:

Graduação pela escala numérica e Graduação P/M/G.

Na graduação numérica você gradua na escala da tabela: 36, 38, 40, 42… 52, 54, 56, etc.

Na graduação P/M/G você pula um número e meio entre uma peça e outra. Por exemplo:

PP corresponde à numeração 34/36

P corresponde à numeração 38

M corresponde à numeração 40/42

G corresponde à numeração 44

GG corresponde à numeração 46/48.

Então, uma peça confeccionada em um manequim pequeno pode ser graduada até, no máximo, no tamanho 48.

As numerações Plus Size eu denomino assim:

P corresponde à numeração 48

M corresponde às numerações 50/52

G corresponde à numeração 54

GG corresponde às numerações 56/58

XGG corresponde à numeração 60

XGGG corresponde à numeração 62/64

Tudo isto você encontra no livro MODELAGEM FEMININO ADULTO, que é totalmente focado na moda feminina.

graduação de moldesAs graduações femininas ou masculinas seguem um padrão parecido na grade.
(Imagem: Shutterstock)

As graduações masculinas seguem mais ou menos o mesmo padrão, mas tem várias diferenças na graduação, um assunto sobre o qual vamos falar mais adiante, depois que eu lançar o livro masculino.

E sobre a graduação infantil vamos falar quando eu lançar o livro infantil tá, meus amores? Por enquanto estou falando somente sobre a graduação feminino adulto, que é a modelagem mais usada e conhecida e sobre a qual tenho várias aulas e livro para os interessados.

No nosso canal do Youtube e também no grupo MODELAGEM temos vários vídeos e aulas ensinando graduações.

Mas, se você desejar aprender a graduar qualquer modelo de roupas, é só comprar o livro, porque ele é um curso completo de modelagem:

https://antoniaferreira.com/livros/

GRADUAÇÃO DE MOLDESNo livro MODELAGEM FEMININO ADULTO você aprende todas as regras para confeccionar modelagens perfeitas e bem graduadas.
(Imagem: Pexels)

ERROS NA GRADUAÇÃO DE MOLDES

Um tipo de graduação que sempre vi com erro são nas modelagens de calças.

Geralmente os modelistas erram na graduação do gancho e também este é um segmento de roupas onde muitas fábricas até hoje graduam do manequim 36 ao 52. Muito errado, meus amores, visto que na cintura fica um caos de aperto e nas entrepernas fica repuxando. Por isto, se você vestir uma calça e ela repuxar já saiba que foi graduada errado.

Este defeito nas calças é algo recorrente. Apesar que geralmente o erro está no molde inicial ou em graduar tamanhos grandes partindo de manequins pequenos.

GRADUAÇÃO DE MOLDESÉ preciso estudar a tabela de medidas para chegar a uma grade eficiente, sem erros na vestimenta. (Imagem: Unsplash)

Para que um molde chegue ao ponto de ser graduado, é necessário seguir estes passos:

1 – Desenhar o modelo.

2 – Modelar este modelo escolhido.

3 – Confeccionar uma peça piloto.

4 – Provar num manequim vivo(pessoa) que tenha o corpo compatível com a numeração na qual a peça piloto foi feita e marcar os ajustes.

Aqui, vou abrir um parêntesis: TODA modelagem precisa de provas e ajustes. Não existe algo (que vejo muitas pessoas dizendo nas redes sociais) de fazer um molde e ele vestir perfeitamente. A menos que já tenha sido feita uma base e provada na modelo. Mas, de outra forma, é muitíssimo raro um molde vestir como uma luva sem ter sido provado. Se na confecção onde você trabalha é exigido primeiros moldes perfeitos e sem ajustes, você precisa ser firme e explicar para teus patrões que isto não existe. Modelagem industrial é feita com base na tabela de medidas e depois provada num manequim vivo, que tenha medidas parecidas com a medida com que o molde foi executado. Você pode tirar as medidas do manequim que vai servir de prova para as peças também, mas depois deve achar o tamanho correspondente na tabela.

Existem várias confecções que decidem que alguém veste 38 e faz as peças na medida desta pessoa, sem nunca conferir com a tabela. E, muitas vezes, esta pessoa veste manequim 40, 42 ou até maior. Cabe a cada modelista adequar a sua modelagem à fábrica para a qual vai modelar. Se você trabalha como free-lancer, sempre vai estar adequando sua modelagem a cada cliente que tiver. Não pode obrigar uma confecção a seguir teus padrões, visto que eles já possuem seus clientes, que vestem aquele tamanho de roupas. A menos que a empresa te contrate para consertar tudo o que está errado nos seus moldes e esteja querendo recomeçar. Se for este o caso você estará livre pra mudar todo o padrão. E consertá-lo.

Vamos continuar com o que estávamos falando, que eram os passos da modelagem para chegar na graduação:

5 – Depois de provar e ajustar a primeira peça piloto na manequim você volta com esta peça e a modelagem à mesa ou CAD, e ajusta na modelagem tudo o que foi marcado na prova.

GRADUAÇÃO DE MOLDESApós a prova você deve ajustar o molde (imagem: Shutterstock)

6 – Se os ajustes forem poucos, pode seguir em frente e graduar neste ponto. Se forem muitos  ajustes, você manda refazer a peça piloto, faz uma segunda prova e só depois de verificar se tem mais algum ajuste é que faz a graduação do molde.

Obs.: É absolutamente normal fazer até duas peças piloto de um novo modelo. O ideal é fazer somente uma mas, se for necessário, a segunda peça e prova devem ser feitas, para garantir que o modelo seja vendido com a melhor modelagem possível. Eventualmente, em algumas peças mais complicadas, pode ser necessário fazer uma terceira peça piloto. É raro, mas pode sim acontecer.

Sendo assim, meus amores, se uma confecção te contrata como free-lancer, mas quer fazer as peças-piloto, esta empresa deve te pagar pelos moldes quando for buscar, antecipados. E você deve acompanhar as provas, mesmo que para isto tenha que comparecer à empresa. Nunca deixe outra pessoa realizar as provas da tua modelagem. Algumas empresas compram o molde de base e gradua internamente também, por este motivo não entregue moldes sem receber.

Se você tem dúvidas quanto ao valor que deve cobrar neste vídeo explico como você deve proceder. O vídeo foi gravado direcionado a estilistas, mas ele serve para qualquer tipo de trabalho relacionado a moda.

GRADUAÇÃO DE MOLDES
Neste vídeo mostro a você como cobrar pelo teu trabalho, de maneira que o valor satisfaça às tuas necessidades e seja justo para o cliente pagar. Clique na foto para abrir o vídeo.
(Arte em desenho: Vick Ventlando e Foto: Micah Gianneli)

GRADUAÇÃO OU GRADAÇÃO

Há alguns anos, o têrmo graduação de moldes foi modificado por algumas escolas. Chamam de gradação de moldes.

Mas eu, particularmente, nunca concordei com este têrmo, visto que graduar significa que você está ampliando ou reduzindo o objeto a partir de graus ou medidas.

E gradação se refere a figura de linguagem, por exemplo: Você foi rico, depois se tornou classe média, depois ficou pobre e hoje é um mendigo. As idéias estão dispostas em ordem gradativa, daí se origina o têrmo gradação.

Não é isto o que fazemos com a modelagem, pois estamos lidando com uma matéria palpável e ampliando-a ou reduzindo através das medidas exatas, para maiores ou menores, obedecendo a uma escala de valores.

Assim, digo com toda a certeza que a maneira correta de falar sobre este trabalho é GRADUAÇÃO. Mas cada um pronuncie como desejar, também não quero impor minhas crenças linguísticas sobre outras pessoas. Ainda mais se você aprendeu a falar de outra maneira, como eu, chamar alfinetes até hoje de agulhas, mas o correto ser alfinetes. E  que, mesmo sabendo disto, não consigo mudar minha maneira de expressar, pois foi assim que aprendi e me acostumei.

E então, meus amores, tuas dúvidas quanto a graduações de moldes foram esclarecidas? Se ainda restarem dúvidas pergunte aqui mesmo ou no grupo Modelagem, que eu te responderei, estamos combinados(as)?

E se você ainda não faz parte do Grupo MODELAGEM, tem convido a participar e também se inscrever no nosso canal do Youtube.

Beijos e um excelente mês para todos(as) ♥

MODELAGEM POR ANTONIA FERREIRAface.pngyoutube

Anúncios

3 comentários sobre “GRADUAÇÃO DE MOLDES

    • Antonia Ferreira disse:

      Oi minha querida, vc pode comprar ele diretamente comigo, está no momento em uma promoção por 195 reais nas compras por depósito tá? Ou se você quiser comprar por cartão o valor continua por 280 reais, tá? Daí é só você me mandar teu e-mail. Se você quiser entrar em contato comigo pelo face, o link para meu perfil é este, tá? https://www.facebook.com/ammyterra

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s